O que é?
Duplex Scan ou Ultrassom Doppler das Carótidas e Vertebrais é um exame que permite a visualização e análise da anatomia e funcionamento das artérias que transportam o sangue para o cérebro na região do pescoço, através da utilização do ultrassom.
Instruções
O paciente é posicionado deitado, com a barriga para cima e pescoço estendido, com o queixo bem levantado. É colocado gel condutor no pescoço e as artérias carótidas e vertebrais são mapeadas em todo o seu trajeto cervical, assim como seus ramos.
Preparo
Preparo. Não é necessário preparo. O exame é indolor, não invasivo e não utiliza raios X. Se tiver resultados de exames de imagem anteriores, de carótidas e/ou de crânio como radiografias, ultrassonografias, tomografias ou ressonâncias magnéticas, pode ser útil informar ao laboratório e leva-los no dia do exame.
Como é feito?
O paciente é posicionado deitado, com a barriga para cima e pescoço estendido, com o queixo bem levantado. É colocado gel condutor no pescoço e as artérias carótidas e vertebrais são mapeadas em todo o seu trajeto cervical, assim como seus ramos. Através do uso de uma técnica denominada Doppler, as velocidades do fluxo de sangue permitem o diagnóstico de estenoses (obstruções) nos vasos avaliados. O procedimento tem duração de aproximadamente 20 minutos (salvo exceções).
Indicação
- Avaliação da anatomia e das doenças que acometem as artérias carótidas, vertebrais e seus ramos;
- Investigação de síncope ou desmaio;
- Investigação de causas de tonturas ou vertigens;
- Investigação do acidente vascular cerebral (derrame);
- Avaliação do risco de doença arterial aterosclerótica (placas de gorduras nas artérias) e doença coronária através da presença de espessamentos da camada interna das artérias carótidas (“espessura íntima-media”).
Contraindicação
Nenhuma contraindicação para o procedimento.
Risco
Da mesma forma que as artérias coronárias, as artérias carótidas e as vertebrais podem ficar doentes pelo depósito de placas de gordura, que obstrui o fluxo de sangue para o cérebro. Com o tempo, a doença das artérias carótidas e vertebrais pode ocasionar um derrame cerebral.